O Paquímetro e Micrômetro são instrumentos de medida cujo uso é de larga escala tanto na indústria como em laboratório de Física A. É importante saber ler as medidas feitas em tais instrumentos. A leitura nesses dois instrumento é uma leitura dinâmica e diferente da leitura na medida feita com uma régua. Uma das diferenças entre esses dois instrumentos e a régua está na precisão da medida feita, assim como suas aplicações. Para que não fique nenhuma dúvida quanto as diferenças entre esses instrumentos vejam nas Figura 1, Figura 2 e Figura 3 uma régua, paquímetro e micrômetro respectivamente:
![]() |
Figura 1. Régua. |
![]() |
Figura 2. Paquímetro. |
![]() |
Figura 3. Micrômetro. |
*Obs.: É importante ressaltar que existe vários tipos de cada instrumentos de medida mostrados nas figuras 1, 2 e 3. O objetivo dessa postagem é falar sobre a leitura no micrômetro e no paquímetro, visto que tais leituras requer uma certa atenção que na régua.
Leitura no Micrômetro: A leitura da medida no micrômetro não é um bicho de 7 cabeças, é simples de se fazer. Como você viu na Figura 3. o micrômetro é composto por uma linha de referência e um tambor. Os traços fixos na linha de referência são distanciados de 0,5 em 0,5 mm e de 1 em 1mm. E os valores móveis que aparece no tambor compõe as casas da dezena e centena do número da leitura efetiva.
Leitura no Paquímetro: A leitura medida no paquímetro é feita de maneira similar a do micrômetro porém na parte móvel do paquímetro tem duas escalas fixas uma superior e outra inferior a inferior está graduada em milímetro e a superior em polegada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário